Portuguese - HyperCycle — The Journey to a Fully AI-Capable Blockchain

Saudações Singularitários,

Estou extremamente entusiasmado com o facto de o Token Generation Event para a rede blockchain sem livro-razão HyperCycle AI-focused estar a chegar em Maio!

Acredito que o HyperCycle tem um forte potencial para se tornar o futuro da infraestrutura de blockchain - seu design técnico exclusivo resolve alguns dos dilemas centrais no coração da tecnologia de blockchain moderna, que têm impedido o espaço de tecnologia descentralizado de atingir alguns de seus objetivos mais críticos, incluindo o objetivo de fornecer uma plataforma descentralizada escalonável para redes globais de IA.

O caminho para a HyperCycle

O caminho que me levou à HyperCycle começou há duas décadas e meia. A minha primeira tentativa de criar uma base descentralizada para redes globais de IA foi em 1999-2000 - a Internet era então mais recente, mas já era claro que a intersecção de dados maciços, o poder de processamento maciço e a interacção maciça com o utilizador que proporcionava ia ser transformadora para a IA… e já era claro que manter todo este poder a ressoar na vibração maravilhosamente aberta e descentralizada do início da Internet ia ser um desafio.

Escrevi um livro (Creating Internet Intelligence) sobre os vários caminhos que vi para criar uma IA descentralizada emergente na Web e, assim, catalisar o aparecimento de uma nova espécie de Cérebro Global. Até pensei um pouco sobre os aspectos políticos disto - em 1995 tinha pensado em candidatar-me à presidência dos EUA numa plataforma do “Partido da Descentralização”, mas felizmente, à medida que fui ficando mais velho e um pouco menos tolo, pensei melhor sobre isto.

O aspecto técnico da descentralização da IA, no entanto, revelou-se mais problemático após uma investigação mais profunda do que eu inicialmente receava. Planeei algumas formas diferentes de fazer com que a encriptação forte funcionasse em conjunto com o processamento distribuído num contexto de IA, mas era tudo extremamente lento. A sobrecarga de fazer as coisas de uma forma segura e descentralizada ia ser incrível, ao que parecia. Comecei a pensar em construir de alguma forma uma descentralização segura numa versão bifurcada do sistema operativo Linux e nos protocolos da Internet. E depois aconteceu o crash das dot-com, e a minha atenção foi desviada para pôr comida na mesa da minha família e descobrir como tornar os meus principais projectos de AGI passíveis de serem eficientes e escaláveis, o que se estava a revelar um grande desafio, mesmo sem a exigência de descentralização segura.

(Se em 2000 eu tivesse pensado em iniciar uma rede descentralizada segura com dinheiro descentralizado em vez de processamento descentralizado de IA, então, bem… então eu teria sido Satoshi, o que, não, não sou! Mas eu estava fixado na IA, que é mais complexa e exige mais processamento do que as transacções financeiras básicas, por isso…)

Avançando rapidamente para 2015, surge o Ethereum com a sua noção de contratos inteligentes (que eu observei imediatamente que não são nem inteligentes nem contratos, mas que continuam a ser muito fixes quando interpretados correctamente como scripts persistentes executados numa rede distribuída e aproveitando um esquema descentralizado inteligente para validação de scripts e segurança geral da rede). Pela primeira vez, vi uma forma bastante clara de fazer funcionar uma rede de IA descentralizada.

2017: Incipit SingularityNET

A SingularityNET fornece uma estrutura básica descentralizada para que vários agentes de IA interajam, terceirizem tarefas entre si, avaliem a reputação uns dos outros, paguem uns aos outros com tokens AGIX e colaborem e cooperem de maneiras flexíveis. A plataforma principal já existe há algum tempo, mas alguns ingredientes importantes ainda estão a ser desenvolvidos, incluindo a linguagem formal “AI-DSL” que os agentes utilizarão para comunicar as suas propriedades e requisitos uns aos outros, permitindo a montagem automática de agentes compostos sem intervenção humana. Estamos agora a dar grandes passos em direcção a uma versão beta implementável da AI-DSL.

No decorrer do desenvolvimento da SingularityNET, várias limitações da rede Ethereum tornaram-se claras, e um esforço foi iniciado no final de 2021 para começar a portar a rede para o blockchain Cardano, que tem uma variedade de aspectos preferíveis no nível da ciência da computação. No momento atual, a porta Cardano da plataforma SingularityNET está parcialmente concluída, e sua finalização está pendente do lançamento da estrutura Hydra completa pela equipe de desenvolvimento Cardano principal, o que permitirá o gerenciamento flexível de canais de estado da maneira exigida pela dinâmica multiagente da SingularityNET.

Outro aspecto que se tornou claro no decurso do desenvolvimento da SingularityNET foi a necessidade de tokenização explícita dos recursos de computação subjacentes à rede. Os agentes de IA da SingularityNET interagem uns com os outros ao nível das APIs de software, mas todos eles são executados num ou noutro dispositivo de hardware e precisam de pagar de alguma forma por esses recursos de hardware. A descentralização desse aspecto subjacente das redes de agentes de IA requer uma rede e um mercado para fornecimento e solicitação de recursos de hardware - que agora é fornecido pelo projeto NuNet, lançado em 2021 como um spinoff da SingularityNET Foundation.

No nível tokenómico, a forma como estas redes são concebidas para interoperar é: Enquanto AGIX é o que os clientes e agentes de IA pagam pelos serviços de IA fornecidos por agentes na rede SingularityNET, o token NTX é o que os agentes de IA pagam pelos recursos de computação que utilizam para fazer o processamento necessário para fornecer seus serviços.

“Quando é que a SNet vai construir a sua própria Blockchain???”

Uma coisa que eu sabia que NÃO queria fazer, desde os primeiros dias da SingularityNET, era lançar meu próprio blockchain. Os membros da comunidade SingularityNET perguntavam frequentemente “Quando é que vamos ter a nossa própria blockchain da Singularity?” e a minha resposta era normalmente algo como “Quando é que vamos fazer a nossa própria versão do sistema operativo Linux? Quando é que vamos construir a nossa própria arquitectura de chips?”

Bem, ainda estamos a usar distros Linux padrão, a partir de hoje. Mas estamos a colaborar com a Simuli na construção de uma placa AGI, incluindo o nosso próprio chip de correspondência de padrões OpenCog personalizado, que será utilizado para acelerar tanto a estrutura OpenCog Hyperon AGI como os contratos inteligentes subjacentes ao HyperCycle. E, sim, estamos agora a criar a nossa própria cadeia de blocos, também conhecida como HyperCycle.

Quanto mais eu prosseguia na experiência de envolver algoritmos e estruturas de IA em nós SingularityNET, mais frustrado eu ficava - porque o princípio básico que eu me sentia motivado a seguir, por motivos puramente práticos, sempre foi “minimizar o uso do blockchain”. Porque as transacções na cadeia eram tão lentas e caras no Ethereum. A mudança para Cardano tem potencial para melhorar significativamente isso, mas parecia claro que mesmo essas melhorias não seriam suficientes.

Para poder colocar na cadeia peças mais pequenas de processamento de IA e de estrutura de conhecimento de IA, seria necessário um avanço verdadeiramente radical no escalonamento da cadeia de blocos.

Mas o valor de colocar o processo e a estrutura da IA de forma mais granular na cadeia parecia mais óbvio do que nunca. Só desta forma podemos ter várias partes a contribuir de forma segura e descentralizada para a criação das peças de nível atómico de uma mente de IA partilhada. O que nos dá muito mais potencial para uma emergência de IA descentralizada interessante e revolucionária do que ter várias partes a colaborar apenas contribuindo cada uma delas com componentes bastante grandes e independentes para uma mente de IA descentralizada e partilhada.

Blockchain não precisa de um livro-razão

A descoberta para mim foi em 2019, quando finalmente tirei um tempo para pesquisar o que meus amigos Toufi Saliba e Dann Toliver escreveram sobre sua estrutura de blockchain sem livro-razão TODA. Eu já os tinha ouvido falar sobre o TODA antes, mas não o tinha entendido completamente, porque os conceitos eram novos e os materiais disponíveis não eram francamente tão fáceis de usar.

A dependência central do Bitcoin e do Ethereum num livro-razão replicado sempre me pareceu um hack… nas minhas primeiras explorações da era dot-com-boom de ideias relativas ao processamento distribuído descentralizado seguro, já era claro para mim que este tipo de solução não seria realmente escalável. De alguma forma, era necessário que o histórico das transacções numa rede fosse fraccionado de forma segura por toda a rede, e não agregado num único local (nem mesmo se as cópias deste “único local” estivessem armazenadas por toda a rede em vários locais). No entanto, este fraccionamento é complexo de conseguir, e percebo porque é que a Bitcoin e a Ethereum quiseram começar com registos replicados.

A passagem de registos replicados para registos fragmentados também me pareceu natural quando surgiu, mas tinha a sensação de epiciclos ptolomaicos - acrescentando cada vez mais complexidades a uma concepção não optimizada, aproximando-a de algo que faz sentido, em vez de partir de uma abordagem mais sensata.

O que eu vi na TODA foi, pela primeira vez, uma combinação de estrutura de dados e protocolo que permitiu o controlo descentralizado e a coordenação de processos de software distribuídos, sem construir qualquer registo replicado no núcleo. Em vez disso, o histórico de transacções da rede era armazenado em ficheiros devidamente encriptados espalhados pelos vários nós da rede.

Os livros de registo podem ser colocados sobre a TODA, quando se trata de uma forma adequada de gerir registos sobre o que está a acontecer em determinadas sub-redes da rede global. Mas não eram um aspecto obrigatório, ligado às entranhas do sistema. Algumas das principais sub-redes da rede poderiam ser totalmente sem registo e atingir níveis sem precedentes de velocidade e escalabilidade por causa disso.

Então, em 2019, comecei a pensar em como construir “SingularityNET on TODA” - brincando com o pai nerd que “The Todalarity is Near”…

No entanto, aprofundando os detalhes da TODA, comecei a perceber que, para criar um uso sofisticado e realmente otimizado da TODA para executar as comunidades de agentes de IA no estilo SingularityNET e NuNet, seria necessário fazer mais algumas invenções.

Parece que haveria um papel para o esquema de “Prova de Reputação” que o meu colaborador de IA de longa data Anton Kolonin e eu tínhamos trabalhado - em que os membros de uma rede blockchain acumulam uma pontuação de reputação através de vários meios e fontes, e os direitos de confirmar transações na rede são dados de acordo com a pontuação de reputação. A TODA tinha os seus próprios mecanismos de consenso, que também eram óptimos, mas colocar uma dinâmica de Prova de Reputação em cima deles aumentaria a eficiência e simplificaria as coisas em muitos casos de utilização.

Contratos inteligentes que são realmente inteligentes

A TODA também não tinha uma camada nativa de contratos inteligentes. Isto não era necessariamente um problema para muitas aplicações - pode-se fazer muito sem contratos inteligentes, aproveitando um sistema bem concebido de chamadas API. Eu já tinha visto esse padrão de design antes no blockchain NEM, entre outros lugares. No entanto, para uma implantação totalmente sofisticada de agentes de IA numa cadeia de blocos, senti que a flexibilidade dos contratos inteligentes tinha um valor real.

A minha primeira ideia foi permitir a execução de contratos inteligentes Plutus, da cadeia de blocos Cardano, na infra-estrutura HyperCycle. A base do Plutus em Haskell fez com que isso parecesse uma tarefa de implementação viável, embora complicada. Isso tornaria a HyperCycle uma espécie estranha e sofisticada de sidechain de Cardano. A estrutura Hydra para fazer a interface de sidechains e cadeias externas com a cadeia principal Cardano se encaixaria perfeitamente aqui, permitindo uma interoperação limpa entre os contratos Plutus rodando no HyperCycle e aqueles rodando na cadeia principal Cardano.

Toufi, Dann e o seu colega Greg Colvin introduziram então algumas novas ideias maravilhosas que permitem uma aceleração radical da execução de contratos inteligentes em quase todas as linguagens, alterando a forma como os nós da rede fazem a validação da integridade dos contratos inteligentes:

Com o seu novo esquema, todos os validadores de uma rede não precisam de verificar se um contrato inteligente está a ser executado correctamente, apenas um subconjunto aleatório criteriosamente escolhido.

Embora seus métodos possam funcionar com Solidity ou qualquer outra linguagem de contrato inteligente, pareceu-me que eles poderiam ser implantados com o máximo efeito em uma estrutura como Cardano com seu modelo de transação UTXO semelhante ao Bitcoin e contratos inteligentes puramente funcionais.

No entanto, quanto mais eu estudava como fazer com que os processos de IA funcionassem eficientemente com mais e mais de suas estruturas internas e dinâmicas na cadeia, mais eu começava a questionar se Plutus - por mais incrível que seja - seria suficiente. Estava a pensar em coisas como criar uma rede neural multimodular em que os diferentes módulos são incorporados em agentes SingularityNET distintos, criados e propriedade de entidades diferentes; ou criar um sistema de raciocínio lógico em que as premissas e justificações que entram num único passo de raciocínio estão contidas em diferentes agentes SingularityNET criados e propriedade de entidades diferentes.

No final, parecia que queríamos mesmo pegar numa linguagem de programação personalizada para IA - como a linguagem MeTTa que estamos a desenvolver para o nosso sistema OpenCog Hyperon AGI - e adaptá-la a uma linguagem de contrato inteligente para HyperCycle. O interpretador MeTTa, sendo escrito em Rust, poderia então interoperar estreitamente com os contratos inteligentes Plutus através de interfaces de função estrangeira Rust/Haskell.

O HyperCycle seria então multichain, suportando uma variedade de linguagens de contratos inteligentes, mas com um suporte especialmente forte para contratos MeTTa que executam processos de IA, e o segundo melhor suporte para contratos Plutus ou contratos em outras linguagens que poderiam ser fortemente conectados ao intérprete MeTTa por meio de FFIs robustos. Isso parecia de fato no espírito do blockchain moderno, ao lado de outras inovações recentes, como a capacidade de executar contratos Solidity contra o mainchain Cardano e executar contratos Cardano escritos na nova linguagem Aiken ao lado e interoperando com contratos Plutus.

O ingrediente técnico final encaixou-se quando conheci Lucius Greg Meredith, o cérebro da RChain - uma blockchain muito interessante, fundada por volta da mesma altura que a SingularityNET, e que apresentava uma linguagem de contrato inteligente chamada rholang, que aproveitava alguma matemática única e poderosa para conseguir um processamento concorrente seguro e eficiente em, por exemplo, servidores multi-GPU. Depois de falar um pouco com Greg, percebemos que se poderia usar rholang para criar um back-end de processamento concorrente supereficiente para MeTTa - com integração de blockchain já embutida, incluindo o uso de tokenomics para gerenciar a utilização de recursos de computação em tempo real durante o curso da execução de contrato inteligente (uma grande vantagem em um contexto NuNet e SingularityNET). Também percebemos que o formalismo de cálculo rho de Greg poderia desempenhar um papel fundamental em levar o NuNet para o próximo nível, permitindo que o NuNet coordene com mais eficiência o uso de hardware de computação dos programas MeTTa e outros processos de IA em execução em diferentes máquinas.

Descentralizar a próxima vaga de inovação em IA

E assim, agora, no início de 2023, dou por mim a fazer exactamente o que a minha versão de 2017-18 NÃO queria fazer - criar uma cadeia de blocos personalizada para a IA, com todo o tipo de novas funcionalidades complexas e fascinantes concebidas especificamente para permitir que grandes populações de agentes de IA se coordenem eficazmente através de um grande conjunto de máquinas distribuídas globalmente, sem necessidade de qualquer proprietário ou controlador central. No entanto, o que não previ em 2017-18 foi o espantoso conjunto de mentes brilhantes que iria encontrar para colaborar num projecto deste tipo, trazendo para a mesa, em muitos casos, as suas próprias ideias há muito adquiridas e sistemas de software funcionais - e é isto, obviamente, que torna viável a realização de algo tão ambicioso como o HyperCycle num prazo razoável.

Recrutar Toufi Saliba, co-inventor do TODA e da HyperCycle, para assumir o papel de Director Executivo da HyperCycle a tempo inteiro foi muito empolgante para mim. E quando Toufi assumiu esta função em 2022 e começou a pregar o evangelho da HyperCycle na comunidade criptográfica e no mundo da tecnologia, um outro aspecto do projecto tornou-se claro, mais do lado económico do que técnico. Devido às flutuações no preço do Bitcoin e à mudança do Ethereum para a Prova de Participação, e ao boom geral no espaço da IA, ele encontrou um número significativo de operadores de fazendas de mineração de criptografia interessados no projeto, tanto do ponto de vista prático quanto conceitual. Eles estavam especificamente interessados em converter partes de suas plataformas de mineração de criptografia em “plataformas de IA”, executando nós HyperCycle que então envolvem agentes que processam IA usando SingularityNET, NuNet e outras ferramentas de ecossistema. Começou também a encontrar interesse por parte de vários governos nacionais na criação de novos parques de servidores de IA utilizando o HyperCycle como infra-estrutura.

O momento não poderia ser melhor para lançar novos quadros globais de infra-estruturas de IA.

Os próximos anos serão tempos incrivelmente interessantes - ChatGPT, que é o tópico de conversa du jour, é apenas um surto em uma onda de inovações de IA que veremos nos próximos anos, levando-nos através da transição de IA estreita para AGI. Será altamente benéfico se muitos desses próximos avanços de IA forem lançados no ecossistema descentralizado, em vez de serem controlados por Big Tech ou Big Government, e o HyperCycle é uma peça-chave da pilha de tecnologia necessária para que isso aconteça.

Para mais informações sobre o HyperCycle TGE:

Anúncio de lançamento do HyperCycle da SingularityDAO

Junte-se à comunidade SingularityNET

Siga os canais sociais da SingularityNET para participar da conversa e receber as últimas notícias e atualizações: